
Nascido no interior de Minas Gerais, num povoado chamado "Desemboque", chegou em São Paulo de carona num caminhão que transportava mangas.
Começou a trabalhar em rádio, como faz-tudo, até chegar a sonoplasta e, finalmente, a radioator. Ingressa na televisão, da qual é um dos pioneiros no Brasil.
Esteve no elenco da primeira telenovela brasileira, Sua Vida Me Pertence, tornando-se um dos principais nomes do gênero.
Também fez dublagens em português de desenhos animados estadunidenses da Hanna-Barbera, como o Manda-Chuva, o Pepe Legal, o Dum-Dum (Tartaruga Touché), entre outros.
É pai de Débora Duarte e avô das também atrizes Paloma Duarte e Daniela Gracindo, filhas de Débora.
Televisão:
Outro personagem antológico da história da telenovela brasileira foi o Sinhozinho Malta de Roque Santeiro, também de Dias Gomes, escrito por este e Aguinaldo Silva.
Outro papel marcante foi o de Sassá Mutema da telenovela O Salvador da Pátria. Assim como seu personagem, também ele se apaixonou pela "professorinha" Clotilde, interpretada por Maitê Proença, mas não foi correspondido.
Outro personagem muito lembrado em sua carreira foi o empresário Afonso Lambertini de Da Cor do Pecado. O ator protagonizou, ao lado de Aracy Balabanian, Reynaldo Gianecchini e do ator mirim Sérgio Malheiros as cenas mais emocionantes da trama, entre elas a cena em que seu personagem descobre que o filho não morreu e logo em seguida é assassinado na frente dele. Da Cor do Pecado foi sem dúvida um dos melhores trabalhos de Lima Duarte na televisão.
Interpretou ainda o prefeito Viriato Palhares em Desejo Proibido, telenovela exibida às 18 horas pela Rede Globo entre 5 de novembro de 2007 e 2 de maio de 2008. Atualmente é o pai de Márcio Garcia na telenovela Caminho das Índias.
Que Deus te de muitos anos de vida. feliz aniversário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário