
Computadores podem alterar funcionamento do cérebro
Susan Greenfield, diretora do instituto de pesquisas científicas inglês Royal Institution fez um alerta ao jornal The Telegraph: o uso continuado de computadores ou videogames pode estar infantilizando o cérebro de muitas pessoas.
“Enquanto no método tradicional se aprende com base nos erros e acertos, quando algo dá errado no computador tudo o que se tem que fazer é continuar jogando”, exemplifica ao jornal inglês.
Segundo Greenfield, essa excessiva imersão no mundo digital muda a maneira que o cérebro funciona, estimulando a tomada de certas decisões sem pensar em suas inevitáveis consequências, além de prejudicar a capacidade de atenção, empatia e imaginação.
Pior que os problemas não param por aí. Em um seminário na Câmara dos Lordes, a estudiosa afirmou que as pessoas que ficam tempo demais à frente de seus computadores têm a tendência de se alimentar pior, o que, além dos pneuzinhos, também provoca uma ligeira diminuição da atividade do córtex frontal do cérebro.
Ou seja, fazer um exercício físico, às vezes, não faz mal à ninguém.
.
Melhor ainda e estar parte de nosso tempo em contato com a natureza
A neurocientista Baronesa Susan Greenfield é a primeira mulher a ocupar o cargo de Diretora do Royal Institution, um dos mais conceituados centros britânicos de ciências, fundado há 207 anos e do qual já saíram 14 cientistas agraciados com o Prêmio Nobel. Susan defende que conversar sobre neurociências deve ser algo tão comum quanto falar de esportes ou cultura e tem uma constante preocupação com a má utilização da tecnologia.
Conheça mais sobre a Susan Greenfield.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Susan_Greenfield
Nenhum comentário:
Postar um comentário